Monday, October 24, 2011

Cidadania húngara

Avalie: 
Hoje meu post não tem muito a ver com viagens em si, mas tem a ver com países e cidadania, então achei que era válido. Acho que eu nunca contei por aqui que eu sou descendente de húngaros. Na verdade a Hungria é só parte da minha descendência (também tenho parte italiana e parte espanhola). Meu avô por parte materna nasceu em uma região da Hungria que hoje é parte da Croácia – a Hungria perdeu muito do seu território ao longo da sua história. Até o ano passado, pessoas como eu, que eram descendentes de pessoas que nasceram em áreas que não pertencem mais à Hungria, não tinham direito a requerer a cidadania. A partir desse ano as leis deles mudaram, e eles estão aceitando que essas pessoas entrem com processo, com a ressalva que se saiba falar a língua húngara.

Eu nunca tinha tido muito contato com a cultura húngara, pois a minha família (digo família: mãe, pai e irmão) nunca foi muito ligada a isso. Com essa história de cidadania, fui atrás e comecei a aprender a língua – que é uma das mais difíceis de serem aprendidas, por não se parecer com nenhuma outra que a gente conhece. Fui descobrindo o quanto é gostoso resgatar a herança cultural de um povo que é parte de você, e cada vez mais estou me envolvendo nisso. Agora estou entrando no grupo de danças folclóricas húngaras, e sempre tem um evento, uma festa, uma apresentação para ir. É muito gostoso fazer parte disso.

Se você também tem descendência húngara (mas isso serve para qualquer outra), sugiro que você recupere a sua herança cultural, que é muito rica. Se houver interesse em aulas de húngaro, ou aulas de dança (em São Paulo), entre em contato com a Associação Húngara 30 de Setembro.

Para mais informações sobre a nova lei de cidadania húngara, visite o site Cidadania Húngara.

8 comments:

Lia said...

Olá! Tudo bom?
Gostei muito do seu posto sobre a Hungria e como adquirir cidadania Húngara,
Pois sou neta de húngaro (meu avô nasceu, e veio para o Brasil na época da 2ª guerra), e gostaria de dicas e informações para que eu possa adquirir a cidadania húngara.
Você poderia me ajudar?
Desde já agradeço. :D
Parabéns pelo seu Blog!! (muito bom!)
Bjos.

thais said...

OI, Lia,
obrigada pela visita e pelos elogios. =)
Você tem um email pra gente poder trocar mais informações?
Beijos
Thais

Lii √ said...

Oiii Tais
Obrigada por responder :D
Tenho sim, é :
cordaoearte@bol.com.br
Aguardo seu email ;D
Bjooss

thais said...

Mandei o email, Lia. Você recebeu?

Lia said...

Oii Thais,

Recebi seu email sim e acabei de responder.
Bjoos

:)

Fred Rios said...

Sou responsável pela rede social exclusiva sobre viagens - viagempública (www.viagempublica.com) - e gostaria de saber se vocês têm interesse de cadastrar seu BLOG na aba BLOGS, ficando mais acessível aos usuários da rede social e dando mais visibilidade ao seu BLOG. Lembrando que você não vai gastar nada com isso, é de graça...

Lii said...

Oiii Thais!
Você recebeu meu email?
bjoos

Amarílis said...

Oi Fred, tudo bem? Vc poderia enviar um e-mail seu para contato para discutirmos o assunto? Obrigada, Amarílis